Estado do Piauí

Terceiro maior estado nordestino, o Piauí possui uma área territorial de 251.529,186 Km2 e uma população estimada em 3.145.325 habitantes. Com 22 municípios, sua capital é Teresina, que é também sua cidade mais populosa. Parte da história do estado pode ser contada pelos importantes artefatos pré-históricos que datam de até 50.000 anos, guardados no Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra das Confusões e em Sete Cidades. Os 1.215 Sítios Arqueológicos do Piauí são muito conhecidos por serem os mais antigos do Brasil e da América e por conservarem o maior número de pinturas primitivas em rochas do mundo.

Cerca de 70% da renda dos piauienses concentra-se no setor terciário, que gira em torno de comércio e serviços. Ainda que minoritários, os setores primário e secundário da economia são responsáveis por uma parte significativa da mão de obra regional. As principais atividades desses setores estão representadas pela pecuária, agricultura, extrativismo vegetal e mineral. Tradicional e de grande importância histórica, a pecuária foi a primeira atividade econômica a ser desenvolvida no Piauí e, por isso, grande parte do folclore e dos costumes regionais foram influenciados pela atividade pastoril. Atividade de subsistência, a agricultura atualmente possui também um caráter comercial. A castanha-de-caju, por exemplo, passou a ser desenvolvida em ampla escala e possui grande importância para a economia do estado.

O extrativismo vegetal ocorre especialmente nos vales úmidos, devido à predominância de matas de babaçu e carnaúba, possuindo esta última grande potencial de exploração como riqueza natural. O mineral encontra potencial nas reservas subterrâneas de água e pela posse da segunda maior jazida de níquel do país.

Banhado pelo Rio Parnaíba e alguns de seus afluentes, como o Gurguéia e o Uruçuí Preto, o Piauí conta com um clima tipicamente tropical e alta umidade relativa do ar. A região conta também com as lagoas de Parnaguá, Buriti e Cajueiro, que detêm importância para projetos de irrigação e abastecimento de água. A paisagem é repleta de cocais, como o babaçu, a carnaúba, buriti e tucum, que sustentam a atividade extrativa da região.

  • Sigla: PI
  • Capital: Teresina
  • População: 3.145.325 Hab.
  • Área: 251.529 Km²
  • Municípios: 22
  • Região: Nordeste
Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba