Estado de Pernambuco

Uma das 27 unidades federativas do Brasil, o estado de Pernambuco está entre as primeiras regiões brasileiras a serem ocupadas pelos portugueses durante a colonização. Localizado no centro-leste da região Nordeste, conta com uma população total de 8.810.256 habitantes, distribuída em uma área territorial de 98.311 km2, segundo dados do IBGE em 2009. A produção agrícola é bem representada pelo cultivo da mandioca, do feijão, da cana-de-açúcar e do milho. Na pecuária, destacam-se as criações de bovinos e caprinos. Hoje, destaca-se a consolidação dos setores de ponta da economia, principalmente aqueles ligados a serviços, que tornaram o estado conhecido por ser polo médico, polo gesseiro, polo em informática e em turismo. A atividade industrial está embasada na transformação de minerais não metálicos, no setor de confecções, mobiliário e curtume.

Recife é a mais antiga capital do país, que desempenha forte papel como centralizador da economia pernambucana. Em sua região metropolitana estão mais 14 cidades, que, junto a ela, formam um grande polo tecnológico, abrigando diversas multinacionais e forte atividade industrial ligada a construção civil. A região tem, ainda, importância turística e ecológica devido a existência do arquipélago de Fernando de Noronha, do qual grande parte consiste em Parque Nacional. Noronha tornou-se área de preservação para garantir a proteção das espécies próprias do local, como é o caso dos famosos golfinhos rotadores, que, considerando o mundo inteiro, são vistos com maior frequência no local. Ainda em termos de turismo, o bloco carnavalesco chamado Galo da Madrugada, de Recife, foi considerado o maior do mundo pelo Guinnes Book de 1995.

O estado foi um grande produtor de açúcar, do qual foi responsável por mais da metade das exportações durante muitos anos. Após um período de estagnação, o crescimento econômico estourou no fim do século XX e início do XXI. Atualmente, vêm sendo exploradas novas fontes de extrativismo, a produção de frutas ao longo do Rio São Francisco e de flores temperadas, que acontece principalmente no município de Gravatá. Os principais empreendimentos estão em setores como o alimentício, o químico, de materiais elétricos, de comunicações e as metalúrgicas. Enquanto isso, a monocultura da cana-de-açucar tende a diminuir até tornar-se nula, perdendo todo o seu espaço para a indústria, o comércio e os serviços.

  • Sigla: PE
  • Capital: Recife
  • População: 8.810.256 Hab.
  • Área: 98.311 Km²
  • Municípios: 185
  • Região: Nordeste
Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba