Lendas e contos populares do Paraná

Assim como em todo o Brasil, no Paraná as lendas e contos populares também são caracterizados pela transmissão oral, de geração para geração, sendo que com o passar do tempo, muitas delas vão ganhando adaptações ou novos detalhes. Originárias dos primeiros povos que habitaram o Estado, indígenas, escravos e tropeiros, as lendas são alternativas da população para explicar o que não possuem informações suficientes para entender.

No ano de 2005, a Secretaria Estadual da Cultura do Paraná (SEEC) realizou uma pesquisa para coleta das lendas e contos populares do Estado. Dessa forma, chegaram ao número de mais de 200 histórias encontradas em aproximadamente 100 municípios paranaenses. Esses contos e lendas foram divididos conforme suas temáticas em: lendas do monge João Maria; manifestações de santos e santas; maldições, pragas e maledicências; assombrações, noivas e outras aparições; benzimentos, curas e milagres; cemitérios e caixões; heróis, bandidos, escravos e aventuras; lendas indígenas; lendas de lobisomens, demônios, monstros e outros seres fantásticos; lugares e coisas encantadas; tesouros escondidos e origem e nomes de localidades e cidades.

Como exemplos de grandes contos e lendas do Paraná podem ser citadas a lenda de São João Maria, de Prudentópolis; a lenda da mudança, de Paranaguá; a lenda das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; e as ponta-grossenses lendas do Tesouro do Capão da Onça e do surgimento de Vila Velha.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba