Festas populares do Paraná

As festas populares do Paraná têm como característica principal uma forte relação com os diversos povos colonizadores do Estado. Além disso, é comum entre os mais velhos tentarem passar suas tradições às novas gerações, mas o desinteresse desses últimos acaba prejudicando a manutenção de costumes tão ricos para a cultura paranaense.

Visando identificar e cadastrar todas essas festas populares, a Secretaria Estadual da Cultura do Paraná promoveu uma pesquisa que localizou 160 celebrações por mais de 150 municípios do Paraná e as dividiu por suas motivações, sendo essas as de cunho tradicional, religioso, gastronômico ou variado, voltadas a determinadas etnias, período da agricultura ou produto agropecuário.

Entre as principais festas tradicionais do Paraná estão as Cavalhadas, de Guarapuava; a Congada, no município da Lapa; a Folia de Reis, em diversas cidades do norte e noroeste paranaense; e o Fandango, de Paranaguá. Dentre as de cunho religioso o Estado apresenta a Festa do Divino e de Nossa Senhora do Rocio, em homenagem à padroeira do Paraná. Com relação às gastronômicas, o destaque fica para a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, e a Festa Nacional do Porco no Rolete, em Toledo. Por fim, de origem japonesa, há o Haru Matsuri – Festival da Primavera, realizado no mês de setembro em homenagem à chegada da primavera.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba