“Caixa d'água da antiga Vila de Marituba” por Desconhecido

Cidade de Ananindeua

A cidade de Ananindeua, no Estado do Pará, é margeada pelo Rio Maguari, onde localizam-se 14 ilhas. O arquipélago tem sua natureza quase intocada e serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas por pequenos povoados que usam canoas como meio de transporte.

A história da fundação do município começou com o estabelecimento da estação ferroviária da Estrada de Ferro de Bragança em 1883. A cidade pertencia ao território de Belém, e só depois da inauguração da estação sua população começou a crescer, sendo reconhecido como freguesia e, mais tarde, como Distrito de Belém. Contudo, apenas em 1944, foi efetivamente criado o município de Ananindeua, que teve seu nome originado na cultura tupi.

A região é conhecida pela organização de grandes eventos populares como o Forronindeua, que tem um público médio de 40 mil pessoas em quatro noites de festa. No evento acontecem várias apresentações de quadrilhas juninas e cantores da terra. Em Ananindeua existem mais de 60 grupos de quadrilhas compostos por jovens de 16 a 30 anos. Completando o cenário regional, sua tradição religiosa é marcada pelo Círio da cidade, que é considerado um de seus maiores eventos eclesiásticos. A celebração, realizada nos meses de agosto, trata-se do Círio de Nossa Senhora das Graças, que acontece há mais de 62 anos e chega a reunir mais de três mil pessoas em procissão pelas ruas do município.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba