Cidade de Mariana

Mariana é um município da região central do estado de Minas Gerais e está a 115km da capital Belo Horizonte. Possui um clima agradável, o tropical de altitude, com temperatura média anual de 18ºC e um período de chuvas em setembro e abril. Sua área é de aproximadamente 1.193km², com uma população de 54.689 habitantes, segundo dados do IBGE para o ano de 2009.

Por muito tempo Mariana foi uma das cidades que mais forneceram ouro para a metrópole Portugal e, por isso, sua economia esteve muito baseada nesse metal precioso. No entanto, com a decadência do ciclo do ouro, o município teve que buscar alternativas. Atualmente a economia baseia-se na mineração, sobretudo a extração do minério de ferro, pois Mariana está localizada no Quadrilátero Ferrífero. A criação de gado e as pequenas áreas de cultivo também representam renda para inúmeros agricultores e criadores de gado.

A cidade foi tombada como Monumento Nacional em 1945, por suas riquezas, relíquias e uma arquitetura belíssima representada em sues casarios coloniais, que ajudam a contar parte da história do Brasil. Além disso, Mariana também gerou figuras representativas da cultura brasileira como o poeta inconfidente Cláudio Manoel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”.

O turismo é também mais uma das alternativas que geram riquezas para a cidade. Em suas diversas modalidades, como o turismo de aventura, o ecoturismo e a bela arquitetura da cidade, são opções que atraem muitos visitantes.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba