“                               ” por

Cidade de Diamantina

O município de Diamantina localiza-se na chamada borda da Serra do Espinhaço, na região do Jequitinhonha, dividindo as bacias do rio São Francisco e do rio Jequitinhonha. Está distante da capital Belo Horizonte 282 km e faz limites com os municípios de Gouvêa, Datas, Serro, Couto de Magalhães de Minas, Monjolos, Augusto de Lima, Buenópolis, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Olhos d' Água, Bocaiúva e Carbonita. Possuindo uma área de 3.869km² e uma população de 44.746 habitantes, segundo dados do IBGE 2007. Seu clima é o tropical de altitude com temperatura média anual de 19°C e um período de chuvas que vai de novembro a janeiro. Atualmente a economia de Diamantina baseia-se na agropecuária, na mineração, pequenas indústrias e no turismo.

A história da cidade está muito ligada ao período de busca pelo ouro e as pedras preciosas. Devido à descoberta de tais riquezas, organizou-se uma expedição, em fins do século XVII, com o intuito de explorar minas na região do vale do Jequitinhonha. Fracassada, em princípio, a empreitada, o grupo rumou para o Oeste, seguindo o pico do Itambé até o encontro de dois rios – o Pururuca ( em tupi-guarani, “cascalho grosso”) e o rio Grande . Acamparam às margens de um riacho o qual denominaram de Tijuco, dando origem ao arraial do mesmo nome e, mais tarde à cidade de Diamantina.

Além do diamante, que foi abundante durante muito tempo, Diamantina ficou célebre por ser a terra do ex Presidente Juscelino Kubitschek e da escrava que se tornou “rainha”, Chica da Silva, que, entre 1763 e 1771, viveu com o Contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Diamantina também destaca-se pelo seu patrimônio arquitetônico que, em 1938, foi tombado pelo IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e, em dezembro de 1999, recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, conferido pela UNESCO.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba