“                               ” por

Conservação ambiental no Brasil

A conservação ambiental contempla a relação com a natureza, através do uso racional de seus recursos pela espécie humana. Seu pensamento é característico da maioria dos movimentos ambientais e de políticas de desenvolvimento sustentável, que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida e desenvolvimento econômico, preservando os recursos para as gerações futuras.

Essa ideia de conservação ambiental como necessidade de desenvolvimento sustentável, traz à tona a constatação de que nunca uma espécie foi tão devastadora ao meio ambiente quanto foi, e está sendo, a humana desde o advento da Revolução Industrial. Estudiosos afirmam que, atualmente, o homem é diretamente responsável por todas as principais causas de ameaça às outras espécies que coabitam o planeta. Entre as mais importantes estão: destruição e fragmentação de habitats naturais; caça e captura excessiva; dispersão de espécies exóticas invasoras e doenças.

Dentre os programas e projetos atualmente desenvolvidos para a conservação da fauna e flora brasileira estão o Projeto Tamar, uma das principais atividades de preservação marinha do mundo; o Projeto Quelônios da Amazônia, com o objetivo de proteger as tartarugas que ocorrem na Amazônia; o Programa Nacional de Florestas, que visa promover o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação das florestas brasileiras e o Projeto Caravana Ecológica, com o objetivo de combater o tráfico de animais silvestres, entre tantos outros exemplos.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba