“Panorâmica” por Carlos Bazana

Cidade de Balsas

A cidade de Balsas, localizada no Sul maranhense, está distante 810 Km da capital São Luís, fazendo divisa com os municípios de Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. Possui uma população aproximada de 84 mil habitantes que estão nos mais de 13 mil Km² de área.

O município se formou às margens do rio de mesmo nome, onde existia o acesso às fazendas do município de Riachão. Antônio Ferreira Jacobina se interessou pela localidade e lá começou a comercializar fumo, tornando-se, posteriormente, líder da povoação. A vila, que tinha o nome de Santo Antônio de Balsas, recebeu a categoria de cidade em 1918, ainda com a mesma denominação. Foi no ano de 1943 que município passou a se chamar apenas Balsas.

Atualmente, a economia da região é formada pela indústria de grãos, sendo um dos maiores produtores do Nordeste, além de indústrias extrativas de óleo de babaçu. Seus atrativos naturais são a cachoeira das Três Marias, a cachoeira de Macapá, e o Porto de Caraíbas. Como festa tradicional há o Festejo de Santo Antônio, um dos principais eventos do município. Para quem deseja fazer um passeio histórico a Ponte de Madeira é uma ótima opção. O artesanato regional também é um atrativo da cidade, porque Balsas oferece peças compostas de palha, barro, couro e madeira.

  • População: 83.617 Hab.
  • Área: 13.142 Km²
  • Bairros: 1
  • Região: Sul Maranhense
  • DDD: 99
Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba