História do Brasil

O Brasil, que inicialmente já teve nomes como Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz, foi colonizado por portugueses que aqui chegaram em 1500, sob o comando de Pedro Álvares Cabral. O primeiro interesse dos lusos foi o extrativismo do pau-brasil, inspiração para nomear o território recém descoberto.

A colonização nessa nova terra foi realizada dividindo suas extensões em várias faixas, denominadas Capitanias Hereditárias, que eram comandadas por seus respectivos donatários. Com a ineficiência desse sistema de Capitanias Hereditárias, o rei de Portugal instituiu o Governo Geral, tendo Tomé de Souza como primeiro governador. Após esse período de colonização foi implantado o Império, iniciado com a proclamação da independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Nessa época, o Brasil teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.

Em 15 de novembro de 1889, no governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca, foi proclamada a República. A partir de então, o modelo de governo dividiu-se historicamente em República Velha, (do ato da Proclamação até a Era Vargas, em 1930), a Era Vargas (1930 – 1945), República Populista (1945 – 1964), Regime Militar (1964 – 1985), e Nova República, momento em que ainda vivemos e fazemos a história.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba