“Fórum” por José Nery Galvão

Cidade de Inhumas

Inhumas é uma cidade do Estado de Goiás que fica localizada no centro goiano. Sua população está estimada em 47 mil habitantes que estão presentes nos mais de 614 metros de área, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2009. Distante a 35 Km da capital Goiânia, faz limite com os municípios de Araçu, Brazabrantes, Caturaí, Damolândia, Goianira e Itauçu.

A cidade de Inhumas, que surgiu com o nome de Goiabeira, era ponto de descanso para tropeiros, e tinha como referência um extenso goiabal. Teve como origem o registro da fazenda Goiabeira de Félix Rodrigues.

Muitos imigrantes foram responsáveis pelo crescimento da região, como os sírio-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, cada qual com sua contribuição. Por ser uma região de terra roxa com reserva de mata cultivável, sendo ótima para a cultura do café, despertou grande corrente imigratória, principalmente com a chegada da ferrovia até Anápolis e a proximidade com a capital Goiânia.

Atualmente, Inhumas tem sua economia voltada para a agroindústria, possuindo um distrito agroindustrial (DAI), nele encontram-se importantes indústrias nacionais. Assim, a agricultura é a principal fonte de renda da população, e a plantão de cana-de-açúcar é forte na região, isso se dá ao fato da cidade produzir o álcool combustível e açúcar.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba