Política Monetária

O controle da Política Monetária brasileira é realizado através das diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN) e das ações do Banco Central do Brasil (Bacen). Quando o país pratica uma política monetária restritiva, diminui a quantidade de moeda em circulação ou a mantém estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços. Entretanto, na prática de uma política expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, visando aquecer a demanda e estimular o crescimento econômico.

Por meio de instrumentos financeiros, as autoridades econômicas controlam a situação de acordo com o momento que o país enfrenta, tendo como principal preocupação manter os níveis inflação em baixa, possibilitando a estabilidade da economia e o desenvolvimento do país. O incentivo e a restrição ao crédito, que possuem efeito direto sobre determinados setores da economia, são utilizados pelo governo como instrumentos de desenvolvimento microeconômico.

O Banco Central do Brasil atua na circulação monetária brasileira através de  medidas como o incentivo ou a restrição ao crédito, a compra e venda de títulos públicos, os depósitos compulsórios e a manipulação das taxas do redesconto e de juros.

Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba