Cidade de Calçoene

Com um clima tropical chuvoso e temperaturas máximas de 34ºC e mínimas 21ºC, o significado da palavra Calçoene é cunha do norte. Sua história começou em 1893 quando, a esse tempo, foi descoberto ouro no leito de rio do mesmo nome. Com isso, a questão do Contestado Franco-Brasileiro se reacendeu, com vários conflitos envolvendo brasileiros e franceses da Caiena, culminando com a vitória dos brasileiros e a anexação da área, antes contestada pela França, ao Brasil em 1900. Assim, a atual cidade de Calçoene teve origem do movimento de garimpeiros e faiscadores do ouro.

O distrito de Calçoene foi criado em 16 de abril de 1903 com jurisdição no então município de Montenegro. Em 23 de maio de 1945 Calçoene foi elevada à vila e, a 22 de dezembro de 1956, recebeu foros de cidade.

No município mais chuvoso do Brasil existe um círculo de pedras, que acredita-se ter sido construído como um antigo observatório indígena. Tem 30 metros de diâmetro, com pedras de granito com até 4 metros de comprimento, tendo sido apelidado de "Stonehenge do Amapá", referindo-se ao Stonehenge da Inglaterra.

  • População: 9.291 Hab.
  • Área: 14.269 Km²
  • Bairros: 2
  • Região: Norte do Amapá
  • DDD: 96
Web Development LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Web Marketing em Curitiba