Cidade de Sertanópolis

O município de Sertanópolis teve seu povoamento iniciado por colonos originários de São Paulo que chegavam à região em busca das tão divulgadas terras férteis do Norte Central do estado do Paraná. Em 1923, a família de Francisco Gregório da Silva era a primeira a instalar-se, construindo um rancho de palmito na localidade. Quatro anos mais tarde, o povoado já contava com 500 famílias e, dessa forma, foi elevado à categoria de distrito de São Jerônimo, e em 1929 à município. Porém, o clima prejudicial às plantações de café e as estradas intransitáveis fizeram com que muitas pessoas deixassem Sertanópolis e, com isso, o município foi rebaixado a distrito de Jataí, atual Jataizinho, em 1932. Entretanto, a rápida recuperação econômica e estrutural fizeram com que o distrito conquistasse definitivamente sua condição de município em 6 de junho de 1934.

Formado por uma população de aproximadamente 15.146 habitantes (IBGE/2000), Sertanópolis está à 442 km de Curitiba, possuindo uma área de 505,53 km². Seu clima é classificado como subtropical úmido mesotérmico com verões de temperaturas médias superiores a 22°C e invernos com temperaturas inferiores a 18°C. No aspecto econômico, após os serviços, a agricultura é a principal geradora do Produto Interno Bruto municipal (25%), com investimentos nas culturas de soja, milho e trigo. Na indústria, o destaque ocorre para a de produtos alimentícios, a química e a de calçados e tecidos. Em 2007, o IBGE calculou um PIB per capita de R$ 15.732,00.

Administrado pelo prefeito Reinaldo Ramos Reis e o vice-prefeito Aleocídio Balzanelo, o município apresenta como principais atrativos turísticos o lago Tabocó (voltado para práticas náuticas e pesca), a Ponte Caída das margens do rio Tibagi (pesca, churrasqueiras, piscina infantil, campo de futebol, entre outros) os museus Histórico e Casa da Cultura e o estádio municipal Éxaro Menck. Anualmente, é realizada também a Feira do Milho Safrinha – MILHOFEST, na primeira semana de julho.

 

Fonte:  Portal online da Prefeitura Municipal de Sertanópolis;
                   Portal online do PARANACIDADE;
                  Portal online do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Serviços LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Site sob medida