Principais hospitais do Paraná

O Estado do Paraná conta com um enorme número de estabelecimentos de saúde. São hospitais, Santas Casas, centros médicos e  clínicas que atendem a toda a população do Estado. Existem hoje no Paraná hospitais públicos que são administrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com personalidade jurídica de direito público ou privado; os hospitais universitários, administrados por uma universidade, também com personalidade jurídica de direito público ou privado; hospitais filantrópicos que são administrados por um órgão particular, porém sem visar lucros; e  hospitais privados também administrados por um órgão particular e que visam auferir lucros. Dentre os vários hospitais do Estado, pode-se citar:

 

Centro de Tratamento de Queimados - Londrina

Localizado na cidade de Londrina, trata-se de um dos mais modernos do país e presta atendimento especializado a adultos e crianças vítimas de queimaduras de primeiro a terceiro graus. Pertence ao hospital universitário e proporciona capacitação profissional para alunos da Universidade de Londrina. A unidade conta com seis leitos pediátricos, quatro leitos adultos e seis leitos de UTI, além de dois centros cirúrgicos e um pronto atendimento com capacidade para 16 pacientes.

 

Hospital de Paranaguá

Recém reequipado pelo governo estadual, o hospital tem novos e modernos equipamentos como aparelho de raio x, que mostra a imagem diretamente no computador, tomógrafo com 16 canais, sistema de digitalização de imagem, além de comportar 150 leitos e 20 de UTI em funcionamento. A unidade conta ainda com cerca de 500 funcionários e um quadro médico de 110 profissionais.

 

Hospital Universitário Regional de Maringá

Inaugurado no ano de 1988, é uma instituição voltada para o ensino, pesquisa e assistência. O hospital é credenciado ao SUS e, portanto, caracteriza-se como instituição de caráter público. Atende encaminhamentos da rede ambulatorial de Maringá e região na áreas de pediatria, clínica médica, traumatologia e cirurgia geral, e faz parte da rede dos 100 hospitais selecionados e qualificados para notificação de eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde. A unidade absorve ainda paciente vindos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Hospital de Olhos do Paraná – Curitiba

O Hospital de Olhos do Paraná é um modelo em oftalmologia no sul do país graças à sua produção em pesquisa, atuação de ponta na área e comprometimento social. Em três décadas de existência já realizou 35 mil atendimentos sendo 60% deles pelo SUS. Com funcionamento 24 horas e  quatro unidades de atendimento integradas, realiza 1200 cirurgias para tratamento de doenças da retina, e 6 mil cirurgias de catarata ao ano. O hospital conta com 57 especialistas associados e 10 doutores em oftalmologia.

 

Hospital Evangélico de Curitiba

O Hospital Evangélico é o maior hospital privado de caráter filantrópico do Estado. É resultado de uma ação filantrópica consolidada com tecnologia de ponta, profissionais qualificados e de uma expansão contínua na área da saúde e da pesquisa que fazem desta instituição referência nacional em diversas especialidades. Oferecendo atendimento a mais de um milhão de pessoas por ano, atua em parceria com órgãos públicos através de convênios federais, estaduais e municipais.

 

Hospital do Trabalhador – Curitiba

Suas ações são voltadas para a prevenção, assistência, reabilitação, ensino e pesquisa nas áreas de trauma e emergência, saúde do trabalhador, materno-infantil e infectologia. Conta com 190 leitos para internamentos, com 286 médicos e 367 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Conveniado com o governo estadual, com a prefeitura de Curitiba, a UFPR e com  a FUNPAR, essa parceria representa maior qualidade nos serviços prestados como atendimentos materno-infantil, infectologia e cirurgias de correção de defeitos congênitos da face. O hospital é especializado no atendimento de acidentados em geral, especialmente acidentes e doenças do trabalho.

 

Hospital Cardiológico Constantini – Curitiba

Especializado no tratamento de cardiopatias, possui uma equipe de profissionais especializados, prestando atendimento rápido, seguro e eficaz. O hospital, de caráter privado, é referência na análise, no diagnóstico e no tratamento do infarto agudo do coração.

 

Hospital Geral de Curitiba

Também conhecido como Hospital Militar ou Hospital do Exército, passou por várias reformas até chegar ao seu estado atual. Conta com centro cirúrgico, laboratório, ambulatório médico, odontológico e fisioterápico e Unidade de Terapia Intensiva com capacidade para seis leitos. Por meio do Fusex atende aproximadamente 56 mil usuários da 5° Divisão de Exército, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira e alia operacionalidade e evolução técnico-científica com uma seleção rigorosa de profissionais da saúde.

 

Hospital de Clínicas UFPR – Curitiba

Considerado o maior hospital público do Paraná e um dos cinco maiores hospitais universitários do país, o HC foi o primeiro a realizar transplantes renal, hepático, de medula óssea, córnea, coração e ossos, além da realização da primeira cirurgia de epilepsia. Conta com 643 leitos e tem uma média de 1584 internamentos por mês. Oferece serviços de hematopediatria, urologia, ortopedia, traumatologia, endocrinologia e cirurgia pediátrica, além de centro obstétrico, UTI cardiológica, ambulatório de neoplasia infantil, central de marcação de consultas e um ambulatório de sídrome de down. O Hospital de Clínicas possui ainda laboratório de função pulmonar,  e abriga o Biobanco, o Banco de Sangue e Cordão Umbilical, o Centro de Genética Molecular e Pesquisa do Câncer em Crianças, o Centro da Visão e o Banco de Leite Humano.

 

Hospital Bom Jesus – Toledo

O Hospital Bom Jesus oferece serviços de análises clínicas, diagnósticos, anatomia patológica, fisioterapia e hemodiálise e atende as especialidades básicas e secundárias. Possui 95 leitos credenciados pelo SUS, seis de UTI normal, 85 leitos particulares e seis de UTI neonatal. O hospital ainda desenvolve projetos como o Dr. Sorriso, que consiste em levar alegria e bom humor aos leitos, e o Banco de Leite Humano, uma entidade sem fins lucrativos que apoia a amamentação e faz coleta e tratamento de leite materno.

 

Outros Hospitais

O Paraná tem muitos hospitais distribuídos por todas a regiões do Estado, como o Hospital e Meternidade São Paulo com 108 leitos, 10 de UTI adulto e 90% dos atendimentos pelo SUS, o São José do Pinhais com capacidade de 110 leitos sendo 70 deles destinados ao SUS, além do Hospital Regional de Francisco Beltrão, Hospital Regional do Litoral; Hospital Regional de Ponta Grossa e o Hospital da Criança em Campo Largo, inaugurados recentemente, que devem contribuir muito para a qualidade da saúde no Estado.

 

Fonte: SESA-Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

              Centro de Tratamento de Queimados

              Hospital de Paranaguá

              Hospital Universitário Regional de Maringá

              Hospital de Olhos do Paraná

              Hospital Evangélico de Curitiba

              Hospital do Trabalhador

              Hospital Cadiológico Constantini

              Hospital Geral de Curitiba

              Hospital de Clínicas de Universidade federal do Paraná

              Hospital Bom Jesus

           

Serviços LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Site sob medida