Lago de Itaipu

O Lago de Itaipu é um reservatório artificial com área de 1.350 Km² e profundidade média de 22 metros, podendo alcançar até 170 metros. Formado em 1982, após o fechamento das comportas do canal de desvio que deu origem à Usina Hidrelétrica de Itaipu, está na fronteira do Brasil e Paraguai, sendo 57% do lado brasileiro e 42% do lado paraguaio.

Além de Foz do Iguaçu, o Lago de Itaipu abrange muitos municípios do Paraná e um do Mato Grosso do Sul, chamados de Municípios Lindeiros. São eles: Mundo Novo (MS), Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Missal, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante D'Oeste, Terra Roxa, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras e Itaipulândia.

Em todos esses municípios, mais do que servir de reservatório de água para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o lago também é uma opção de lazer para moradores e turistas, já que conta com aproximadamente 66 pequenas ilhas, além de clubes náuticos, marinas, ancoradouros, parques e praias artificiais. As praias lacustres mais famosas e frequentadas na região são a de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Helena. Nessas localidades existem, principalmente durante a temporada de verão, opções de lazer, competições esportivas e outros tipos de eventos. O lago ainda abriga em suas margens muitas espécies de fauna e flora, apresentando cinco refúgios e duas reservas biológicas que, além de assegurar a preservação das espécies, também impedem o assoreamento e poluição da região. 

Fonte: Portal Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu

Servi├žos LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Site sob medida