Projetos Sociais da Guarda Municipal

O grupamento da Guarda Municipal de Curitiba, como parte da secretaria da Defesa Social, tem como uma de suas funções a interação com a sociedade para promover a proteção preventiva do cidadão e organizar a capacidade de defesa das comunidades, tornando-a ágil e solidária. Para alcançar esse fim, a Guarda realiza, com a coordenação do Departamento de Promoção da Defesa Comunitária, diversos projetos nos bairros da cidade.

O projeto “Construindo Segurança” foi implantado em 60 escolas das 167 existentes no município e em quatro comunidades. Através de ações simples, sugeridas pela própria população, são despertados valores de cidadania, patriotismo e cooperação. As crianças promovem a despichação de muros, realizam mutirões ecológicos, blitze educativas, caminhadas cívicas, troca de brinquedos agressivos e fazem escolinha de futebol, coordenadas pelos guardas municipais. Mais de 100 mil pessoas já foram beneficiadas com esse projeto.
As atividades desenvolvidas no programa “Novo Acorde” têm o objetivo de socializar crianças e adolescentes com o estudo da música. Nesse projeto, o trabalho em grupo é incentivado e os valores morais e culturais são resgatados.

O grande destaque fica com a “Guarda Municipal Mirim”, que faz parte de um trabalho que começou em 28 de outubro de 2004. Trata-se de uma entidade civil, sem fins lucrativos, de direito exclusivo da secretaria municipal da Defesa Social, e tem como característica principal ser considerada uma atividade de educação extraescolar. Sua finalidade é propiciar às crianças e jovens inscritos, condições para participarem de forma ativa e construtiva na sociedade, minimizando a exclusão social no local que vivem. Os guardas municipais da cidade despertam uma nova consciência ética e cidadã, discutindo temas como meio ambiente, despichação de muros, trânsito, primeiros socorros etc.
O desenvolvimento de ações desse tipo dentro das comunidades fortalece o conceito de respeito e a compreensão dos direitos e deveres que temos como cidadãos. A introdução desses valores desde a infância contribuirá para uma cidade mais pacífica e preservada no futuro.

Fonte: Texto adaptado do portal da prefeitura da cidade.

Lika NeneCriativa