Jardim Botânico

Cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter foi inaugurado em 5 de outubro de 1991, nomeado oficialmente em homenagem à uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.

Construído com referência aos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada e tem boa parte de sua área total (178.000 m²) composta por pequenos bosques isolados. Seu maior diferencial é uma estufa de ferro e vidro com 450 m², inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que mantém uma coleção com espécies da Floresta Atlântica e oferece uma vista priveligiada dos canteiros do local. Além da estufa principal, que permite o acesso público, o local conta também com uma segunda estufa, restrita à pesquisa botânica.

Além de um auditório e biblioteca, o local abriga o Museu Botânico, quarto maior herbário do país, que possui mais de 355 mil espécies representativas da flora paranaense e brasileira, contribuindo para a conservação e preservação da natureza. Incorporado ao jardim em 1992, é reconhecido como um dos maiores acervos do país.

Em uma área de 1500 m², o Espaço Cultural Frans Krajcberg também é situado no Botânico, com direito a exposição permanente destinada às obras doadas pelo artista de mesmo nome ao Município de Curitiba.

Outro espaço que chama a atenção é o Jardim das Sensações, local que estimula os sentidos dos visitantes por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. O percurso pode ser realizado com os olhos vendados ou não, e também conta com visitas monitoradas mediante agendamento prévio.

O espaço, aliás, é um ótimo espaço para caminhas, corridas e atividades ao ar livre, já que conta com um local apropriado para alongamento, com placas de orientação de ginástica e pista iluminada para exercícios ao redor do capão.

Projetos de Conservação

O Boticário: Oficializado recentemente como patrocinador do Jardim Botânico, O Boticário, empresa paranaense de perfumaria, é responsável por diversas obras de manutenção, reforma e melhorias do local. Entre os projetos estão a conservação da estufa de vidro, obras de recuperação do lago, reforma da ponte de madeira e o desenvolvimento de ações de educação ambiental destinadas à crianças e adolescentes.

AAJBC: Em dezembro de 2000 foi fundada a AAJBC (Associação de Amigos do Jardim Botânico de Curitiba), com o objetivo de mobilizar todos os recursos técnicos e logísticos possíveis para apoiar a realização de pesquisas e coletas para o Museu Botânico Municipal de Curitiba e obtenção de plantas vivas para local. Outras atividades incluem o incentivo à divulgação de trabalhos científicos relacionados com as atividades dessas instituições, a promoção de cursos, palestras, exposições sobre a botânica e atividades voltadas à educação ambiental.

Informações Extras:

Localização: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. Jardim Botânico
 

Horário de funcionamento e contatos:

Jardim Botânico: Das 06h às 21h durante o horário de verão e das 06h às 20h todos os dias durante o horário de inverno.

Telefone: (41) 3264-6994/ Fax (41) 3362-4568

Jardim das Sensações: Das 9h às 17h. Fechado nas segundas-feiras e em caso de chuva.

Museu Botânico: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11:30h e das 13h às 17h. Visitas ao Herbário e biblioteca requerem pré-agendamento. 

Salão de exposições: De segunda a sexta-feiras, das 8:30h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

Telefone/Fax: (41) 3264-7365

E-mail: museubotanico@smma.curitiba.pr.gov.br

 

 Fonte: Instituto Muncipal de Curitiba

Safe CleanNtos - Informatica CuritibaOs 12 CezaresSmartcomKalorcenter AquecedoresHumawaCalceaki CalçadosWonder Woman Depilação .GelobicoEmpada CaipiraJosias Hot Dog