Órgãos de Classe

Curitiba possui diversos órgãos de classe, surgidos em paralelo ao desenvolvimento e à consequente atuação de distintos setores e atividades econômicas na cidade, em especial a partir da década de 1970. Essas instituições, além de representarem seus respectivos segmentos profissionais, lhes oferecem apoio e serviços como capacitação, consultoria, realização de eventos e diversas outras atividades capazes de fomentar o seu desenvolvimento.

Entre os principais órgãos de classe atuantes em Curitiba estão a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC).

A Associação Comercial do Paraná é uma das instituições mais antigas do município. Criada em 1890, foi a terceira associação comercial estabelecida no Brasil. A entidade representa o comércio e presta serviços de proteção ao crédito como o SEPROC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o Videocheque (consulta a um registro nacional de cheques sem fundos, roubados, sustados e extraviados). Além disso, a ACP busca tratar dos interesses dos empresários do comércio, promovendo convênios, campanhas e eventos que fomentem suas atividades.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná é um grupo composto por diversas instituições ligadas ao desenvolvimento da indústria, tal como o Centro das Indústrias do Estado do Paraná (Ciep), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Universidade da Indústria (Unindus). Essa Federação, que oferece produtos e presta serviços de pesquisa e análises econômicas para as indústrias, fornece ferramentas para o desenvolvimento de sindicatos empresariais e oferece serviços de educação, saúde, lazer, qualificação e capacitação profissional.

A Federação do Comércio do Estado do Paraná, fundada em 1948, é uma entidade sindical constituída pela união de vários outros sindicatos. O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Sesc (Serviço Social do Comércio) são filiados à Fecomércio e oferecem serviços voltados ao bem-estar da classe comerciária e treinamento para os trabalhadores.

Por fim, fundada em 1977, a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba tem como objetivo representar as empresas implantadas na região, prestando serviços que visam o crescimento industrial. Entre as ações empreendidas está a atuação da associação junto à Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, órgão municipal que coordena a Cidade Industrial, desenvolvendo estudos e projetos que contribuam para fortalecer as atividades da região.

  

 

Fonte:  Portal online da Associação Comercial do Paraná

              Portal online da Federação do Comércio do Estado do Paraná

              Portal online da Federação das Indústrias do Estado do Paraná

              Portal online da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba

Os 12 CezaresRumo SaúdeXiquitaBar do PudimSapataria Silva Quadros e Lucena LtdaGelobicoLuvic ArtSmartcomCuritiba GamesImobiliaria Andrade