Ginástica

A ginástica é a prática de uma série de movimentos que trabalham força, flexibilidade e coordenação motora. Surgiu na Grécia derivada de movimentos dos soldados que tinham técnicas como montar e desmontar do cavalo. Mais tarde, na Europa, foram criadas duas escolas para a prática esportiva dessa modalidade. Uma alemã, baseada em movimentos lentos e rítmicos, e outra sueca, baseada na prática com aparelhos.

O esporte foi um dos primeiros a figurar nos Jogos Olímpicos em 1896. A primeira entidade destinada ao esporte foi a Federação Europeia de Ginástica, devido a ampla popularização na Europa. Pouco antes da criação da Federação, a ginástica passou a fazer parte da educação. Foi o início das aulas de educação física na grade escolar. A criação da Federação Internacional de Ginástica garantiu a regularização, sistematização e organização de todas as formas de ginástica.

No Brasil, a ginástica chegou com a colonização alemã no Rio Grande do Sul, em torno de 1824. Pouco depois, Joinville, em Santa Catarina, criou a Sociedade Ginástica de Joinville. A criação da Confederação Brasileira de Ginástica, em 1978, garante a inclusão dos ginastas brasileiros em competições como o Pan-americano.

O esporte consiste num conjunto de exercícios corporais sistematizados, que podem ser divididos em cinco campos: condicionamento físico, competições, fisioterapêuticas, demonstração e conscientização corporal. Divide-se também em subcategorias: ginástica artística ou olímpica, rítmica, trampolim acrobático, ginástica acrobática, ginástica aeróbica e ginástica geral, a mais comum e que pode ser praticada por todos.

A artística, mais conhecida como ginástica olímpica, é muito confundida com a ginástica geral. Modalidade mais antiga, evoluiu com os centros de treinamento que aperfeiçoaram os aparelhos utilizados para ficarem da maneira como são conhecidos. Divide-se em Wag (feminina) e Mag (masculina), cada uma com seus aparelhos particulares.

A rítmica, também conhecida como ginástica rítmica desportiva (GRD), teve seu início na antiga União Soviética. Consiste numa série de movimentos corporais que combinam elementos de dança, ballet e ginástica. Somente mulheres podem competir nessa categoria. Sua maior expressão está na beleza dos movimentos, nos quais o perfeccionismo é levado ao extremo.

A acrobática exige alto nível de equilíbrio. Conjunto de técnicas relativamente novas, exige que a ginasta sincronize movimentos e música com perfeição. Durante a apresentação, podem ser identificadas figuras, quando um ginasta sustenta outro formando uma figura, e lançamentos, quando um é lançado ao alto por outros dois ginastas.

No trampolim acrobático, ou ginástica de trampolim, o ginasta realiza um salto acrobático de um trampolim. A modalidade deriva do circo da Idade Média, mas, como modalidade esportiva, é relativamente nova. Hoje, tornou-se esporte olímpico.

A ginástica aeróbica combina dança e ginástica clássica com a música como elemento de motivação. Pode ser considerada ginástica aeróbica qualquer atividade que contenha exercícios isotônicos, aqueles que exigem grande movimentação muscular. Na década de 90, a atividade foi febre nas academias, por gerar grande redução de gordura corporal aos praticantes.

O Brasil é privilegiado por grandes ginastas. Daniele Hypólito e o irmão, Diego Hypólito, possuem posições de destaque. Em 2001, Daniele recebeu a primeira medalha de ginástica do Brasil em um mundial e, por isso, foi votada melhor atleta brasileira do ano. Diego é considerado o melhor ginasta do país na categoria masculina e possui na bagagem dois títulos como bicampeão mundial. Daiane dos Santos foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a levar ouro em um campeonato mundial. Foi também a primeira a ganhar ouro no Mundial de Anhahein, no qual inventou o movimento batizado como duplo twist carpado ou dos santos. Podem ainda ser citados os nomes de Marcela Lopez (ginástica aeróbica), Marcela Oliveira Menezes (ginástica rítmica) e Camila Comin (ginástica artística), hoje no Cirque Du Soleil.

 

Fonte: Artigo "A Evolução Histórica da Ginástica Olímpica", de Nestor

            Soares Publio

             Portal online da CBG

Serviços LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Site sob medida