A formação cultural no Brasil

Segundo o Dicionário Aurélio, a cultura pode ser definida como um complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas e intelectuais transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. Ou seja, é o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamentos e arte de um povo, que no caso do Brasil é um dos mais plurais do mundo.

Durante os séculos de colonização, o território brasileiro foi palco de uma fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana. Foi nesse período que se deu o início da formação cultural brasileira que, mais tarde, também recebeu influências da imigração de europeus não portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos. Países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos, grandes centros culturais do planeta, não ficaram de fora desse contexto e também exportaram seus hábitos e produtos para o Brasil, formando assim uma sociedade altamente miscigenada.

Dentre todos esses povos, os que exerceram maior influência no Brasil foram os portugueses, que deixaram como principal herança a língua portuguesa, falada por todos seus habitantes. Além da linguagem, os colonizadores também implementaram no território a religião católica, crença da maioria da população, e os seres fantásticos do folclore como o bumba-meu-boi, o bicho-papão e o lobisomem. A colonização europeia foi tão forte que praticamente eliminou as demais culturas dos povos indígenas e africanos. Mesmo assim, eles conseguiram deixar no País um pouco de seu conhecimento nas línguas, culinária e folclore brasileiros, influenciando com seus costumes na cultura local atual.

Tudo o que se vê hoje culturalmente nas regiões brasileiras é resultado da reunião das crenças de todos esses povos que, direta ou indiretamente, transmitiram suas características culturais e formaram o que hoje é o Brasil: um conglomerado de povos, culturas, crenças, cores e movimentos. Por mais que esses povos tenham sido marcados no passado pelas contradições do conflito e da convivência, atualmente o Brasil constitui uma nação de traços singulares, de convivência pacífica e baseada no respeito e na coletividade.

 

Fonte: Portal online Wikipédia

             Portal online Brasil Escola

Serviços LogosBr Webmarketing Criativa Ciatour Embratel Site sob medida